VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
04 DEZ 18

Prestigie a Cantata de Natal do Hospital e Maternidade Jaraguá

Todo o encanto do Natal vai tomar conta do Hospital e Maternidade Jaraguá, na próxima quarta-feira, dia 5. A partir das 19h, a Orquestra Instituto Federal de Santa Catarina e o Coral Fundação Cultural Alemã estarão na unidade para embalar a Cantata de Natal. O evento, que é aberto a pacientes, colaboradores e público em geral, acontece no hall de entrada do HMJ e busca celebrar o real sentido da data.

25 FEV 19

HMJ forma mais uma turma de médicos residentes

Aconteceu na última sexta – feira, dia 22, a cerimônia de formatura de mais uma turma de médicos residentes, formados pelo Hospital e Maternidade Jaraguá. No total, quatro profissionais da saúde receberam o título de especialistas. Na área de Ginecologia e Obstetrícia se formaram: Cristina Fedalto Chicoski e Julian Teodoro Medina Quispe. Já na especialidade de Pediatria, concluíram esta etapa: Camila Smekatz Simão e Liliana Deeke.

 

Na residência, profissionais formados em medicina aprofundam conhecimentos sobre uma área específica, conciliando 70% da carga horária prática com 30% de aula teórica. Os estudantes recebidos saem desta fase prontos para atuar no mercado, mas também contribuem para o aprimoramento dos médicos que já fazem parte do corpo clínico do hospital, já que o programa fomenta a atualização e a troca de experiências entre ambas as partes.

 

O Programa de Residência Médica iniciou, em Jaraguá do Sul, em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

HMJ na mídia
21 JAN 19

Hospital e Maternidade Jaraguá recebe novos equipamentos

O Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) recebeu, através do Sr. Wandér Weege no mês de Dezembro de 2018, dois aparelhos inovadores, específicos para cirurgias urológicas que possibilitam rápida recuperação aos pacientes e menos riscos aos procedimentos.


O Cistoscópio, de acordo com o urologista da unidade, Dr. Raphael L. V. Sampaio, é utilizado para realizar a cistoscopia, isto é, um exame endoscópico das vias urinárias, possibilitando a visualização da bexiga e uretra do paciente, auxiliando na avaliação correta de cada caso.


Já o Ureteroscópio Semi-Rígido, segundo o Dr. Lucas S. Galdino, urologista, é acoplado a uma câmera de vídeo e um monitor, permitindo o tratamento de cálculos no ureter, causadores das famosas cólicas renais, utilizando-se da fibra do laser. Através desse procedimento, é possível realizar cirurgias Endourológicas, ou seja, minimamente invasivas.


Dr. Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
CRM 15336

Dr. Lucas Sfier Galdino
CRM 24257

HMJ na mídia
14 NOV 18

Hospital e Maternidade Jaraguá promove caminhada para sensibilizar a população em relação à prematuridade

No Brasil, cerca de 11% de todos os partos realizados são prematuros. Esse percentual representa mais de 300 mil nascimentos prematuros a cada ano e colocam o país na décima colocação no ranking de nações onde mais nascem crianças antes das 37 semanas de gestação. Para colocar o tema em discussão e fazer um importante alerta à comunidade, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove, no dia 24, uma caminhada em lembrança ao Dia Mundial da Prematuridade. A ação inicia no HMJ, às 9h, e passa pela região da cidade até a Praça Ângelo Piazera. Na local de chegada, haverá apresentação com música e dança, piscina de bolinhas, cama elástica e outras atividades recreativas.

 

A prematuridade, geralmente, traumática para mamães e papais, pode gerar danos irreversíveis à saúde da criança. Por isso, apesar de ser possível de ocorrer em qualquer gestante, ela deve ser evitada com cuidados que incluem os exames pré-natais, o controle de infecções e o combate à obesidade.

HMJ na mídia