VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
21 JAN 19

Hospital e Maternidade Jaraguá recebe novos equipamentos

O Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) recebeu, através do Sr. Wandér Weege no mês de Dezembro de 2018, dois aparelhos inovadores, específicos para cirurgias urológicas que possibilitam rápida recuperação aos pacientes e menos riscos aos procedimentos.


O Cistoscópio, de acordo com o urologista da unidade, Dr. Raphael L. V. Sampaio, é utilizado para realizar a cistoscopia, isto é, um exame endoscópico das vias urinárias, possibilitando a visualização da bexiga e uretra do paciente, auxiliando na avaliação correta de cada caso.


Já o Ureteroscópio Semi-Rígido, segundo o Dr. Lucas S. Galdino, urologista, é acoplado a uma câmera de vídeo e um monitor, permitindo o tratamento de cálculos no ureter, causadores das famosas cólicas renais, utilizando-se da fibra do laser. Através desse procedimento, é possível realizar cirurgias Endourológicas, ou seja, minimamente invasivas.


Dr. Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
CRM 15336

Dr. Lucas Sfier Galdino
CRM 24257

14 NOV 18

Hospital e Maternidade Jaraguá promove caminhada para sensibilizar a população em relação à prematuridade

No Brasil, cerca de 11% de todos os partos realizados são prematuros. Esse percentual representa mais de 300 mil nascimentos prematuros a cada ano e colocam o país na décima colocação no ranking de nações onde mais nascem crianças antes das 37 semanas de gestação. Para colocar o tema em discussão e fazer um importante alerta à comunidade, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove, no dia 24, uma caminhada em lembrança ao Dia Mundial da Prematuridade. A ação inicia no HMJ, às 9h, e passa pela região da cidade até a Praça Ângelo Piazera. Na local de chegada, haverá apresentação com música e dança, piscina de bolinhas, cama elástica e outras atividades recreativas.

 

A prematuridade, geralmente, traumática para mamães e papais, pode gerar danos irreversíveis à saúde da criança. Por isso, apesar de ser possível de ocorrer em qualquer gestante, ela deve ser evitada com cuidados que incluem os exames pré-natais, o controle de infecções e o combate à obesidade.

HMJ na mídia
28 AGO 18

HMJ no Connect 2018

Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto o “Connect 2018”, em sua décima primeira edição - Congresso Norte, Nordeste e Centro- Oeste de Cirurgia Torácica em Porto de Galinhas - PE.


O Me. Giovani W. Mezzalira e o residente da cirurgia geral Ismael R. Dias, representaram Jaraguá do Sul e foram convidados a divulgar aos participantes do evento, o trabalho:


“FÍSTULA ESÔFAGO PLEURAL TARDIA COM MEDIASTINITE E EMPIEMA TRATADA POR VIDEOTORACOSCOPIA UNI PORTAL E STENT ESOFÁGICO” realizado por: Mezzalira GW, Waltrick JJJ, Dias IR, Fonseca ACC, Debiasi MC.

HMJ na mídia
22 AGO 18

Grupo Voluntários do HMJ faz entrega de equipamento à instituição

O Hospital e Maternidade Jaraguá tem, cada vez mais, buscado a humanização nos atendimentos oferecidos à comunidade. E, nesta semana, recebeu mais uma importante colaboração do grupo Voluntários do HMJ para fortalecer este objetivo.

 

A partir de agora, médicos, técnicos e enfermeiros contam com um equipamento específico para facilitar o acesso a veias difíceis de serem vistas a olho nu em pacientes que precisam de medicações injetáveis. O visualizador de veias funciona através de uma luz que reage com a corrente sanguínea e mostra o melhor caminho para uma aplicação.

 

Conforme a enfermeira Adriana Cardoso, coordenadora da UTI Neonatal da unidade, o equipamento ajudará a equipe no dia a dia e poderá ser utilizado em pacientes de todos os setores. Já o diretor executivo do HMJ, Sergio Alves, enfatiza que o visualizador de veias fará a diferença nos atendimentos prestados pela instituição, pois diminui o estresse do procedimento.

 

Ele também explica que o aparelho, avaliado em R$ 54 mil, pode ser adquirido graças ao trabalho dos voluntários da entidade, já que o montante necessário para a compra resultou do tradicional Café Mistura das Raças. O evento beneficente, realizado no mês de junho, reuniu mais de 600 participantes no Clube Atlético Baependi. A iniciativa angariou R$ 77 mil, sendo que o restante do valor foi revertido ao custeio do HMJ.

HMJ na mídia