VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
21 JAN 19

Hospital e Maternidade Jaraguá recebe novos equipamentos

O Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) recebeu, através do Sr. Wandér Weege no mês de Dezembro de 2018, dois aparelhos inovadores, específicos para cirurgias urológicas que possibilitam rápida recuperação aos pacientes e menos riscos aos procedimentos.


O Cistoscópio, de acordo com o urologista da unidade, Dr. Raphael L. V. Sampaio, é utilizado para realizar a cistoscopia, isto é, um exame endoscópico das vias urinárias, possibilitando a visualização da bexiga e uretra do paciente, auxiliando na avaliação correta de cada caso.


Já o Ureteroscópio Semi-Rígido, segundo o Dr. Lucas S. Galdino, urologista, é acoplado a uma câmera de vídeo e um monitor, permitindo o tratamento de cálculos no ureter, causadores das famosas cólicas renais, utilizando-se da fibra do laser. Através desse procedimento, é possível realizar cirurgias Endourológicas, ou seja, minimamente invasivas.


Dr. Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
CRM 15336

Dr. Lucas Sfier Galdino
CRM 24257

17 MAR 20

Hospitais definem protocolos para evitar ocorrências com o Coronavirus

Os hospitais São José e Jaraguá divulgaram nesta terça-feira (17) uma série de medidas visando assegurar tranquilidade a funcionários, equipe médica, pacientes e comunidade. Os protocolos orientam sobre o acesso às unidades hospitalares e quanto às visitas aos pacientes internados, com isto se ajustando aos procedimentos de segurança sanitária decorrentes da pandemia do Coronavirus (Covid-19).

 

Hospital e Maternidade Jaraguá

> Proibida temporariamente a visita de pessoas com mais de 60 anos;

> Pacientes internados, com mais de 60 anos de idade, não poderão receber visitas;

> Limitação de 1 visitante por paciente.

> Estão adiadas todas as consultas ambulatoriais eletivas a partir de 20 de Março, até nova determinação, exceto para procedimentos tempo sensível. Assim serão mantido os atendimentos pós-operatórios e follow-up. 

> Estão adiadas todas as cirurgias eletivas que demandem reserva de vaga em UTI, até nova determinação, exceto cirurgias tempo sensível, como cardíacas, oncológicas, etc.

> Está à disposição conforme solicitado 1/10 de nossa capacidade instalada de leitos de UTI exclusivamente para receber casos de COVID-19. 

> As medidas de triagem classificação e segurança também já estão implantadas e em fase final de maturação conforme as recomendações pertinentes ao nosso cenário atual.

> Procedimentos cirúrgicos eletivos de pacientes já agendados estarão passando por triagem fonada e presencial no momento da internação e não existindo suspeita de infecção serão mantidos, até segunda ordem. A recomendação aos médicos é de que na medida do possível posterguem temporariamente a realização de procedimentos, considerando sempre a segurança dos pacientes.    

HMJ na mídia
19 FEV 20

Hospital e Maternidade Jaraguá reestrutura Data Center

O projeto de reestruturação durou 12 meses. Segundo o Gerente de Infraestrutura, Guilherme Kienen, o projeto visou atender as necessidades atuais e também futuras ampliações, de forma a “oferecer melhores práticas na operação do negócio, relacionando a tecnologia e a segurança”. Após o mapeamento da infraestrutura existente, iniciou-se o planejamento, onde “foram prezados os pilares da Disponibilidade, Desempenho, Escalabilidade, Redundância, Estabilidade e Backup”, completa.
Nesta etapa foram discutidos quais aplicativos exigem mais performance, necessidades de contingência, expectativas em termos de desempenho e necessidade de consolidação dos bancos de dados dos sistemas de gestão assistencial, administrativa e financeira, de recursos humanos e legados de desenvolvimento próprio.
Em junho de 2019 a requisição de proposta (RFP) com os requisitos técnicos do projeto foi lançada ao mercado para a negociação e definição da compra de equipamentos, onde foram comprados cinco servidores e reorganizados os já existentes, além da aquisição de um storage de maior capacidade e um novo sistema de backup. Por fim, a migração dos serviços para as novas tecnologias ocorreu durante o período de um mês, executada de forma a mitigar potenciais impactos para os usuários e pacientes do Hospital.

HMJ na mídia