VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
05 DEZ 19

Hospital Jaraguá realiza procedimento diferenciado

A equipe de Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, recentemente, um procedimento diferenciado para desobstrução de uma artéria do coração. O homem, de 90 anos, foi submetido a um cateterismo cardíaco que mostrou lesões obstrutivas graves no tronco da coronária, vaso sanguíneo responsável pelo início da circulação de sangue para o músculo do coração.

 

Devido às lesões apresentarem importante calcificação, o que dificulta o preparo e implante dos stents por angioplastia convencional, foi optado por realizar o procedimento chamado aterectomia rotacional, que consiste de um cateter especial, o qual consegue girar com rápida rotação dentro da artéria do coração, resultando na fragmentação da placa de cálcio em minúsculas partículas e permitindo o implante do stent.

 

O procedimento, realizado pelo médico hemodinamicista Dr. André Nóra, em parceria com o Dr. Rodrigo Wainstein, hemodinamicista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ocorreu com sucesso e sem intercorrências. O paciente apresentou boa evolução clínica e recebeu alta hospitalar após 24 horas de observação.

11 OUT 19

Funcionários do Hospital Jaraguá se fantasiam de heróis para alegrar crianças atendidas

Como será que uma criança reagiria ao ver, bem de perto, um super-herói ou aquele personagem de desenho animado que tanto gosta? Provavelmente, com espanto e admiração, não é mesmo?


Mas, agora, imagine ela adoentada, precisando de cuidados médicos e, na véspera do Dia das Crianças, tendo que ser atendida em um hospital. A presença dessa mesma figura seria ainda mais impactante, certo?

 

Pois foi exatamente esse o presente que o Hospital e Maternidade Jaraguá deu aos pequenos pacientes, nesta sexta-feira (11).

 

Em homenagem à data comemorada no fim de semana, a unidade contou com atividades especiais e, para surpresa dos visitantes, todos os funcionários, enfermeiros e médicos se fantasiaram de super-heróis, fadas, princesas e muitos outros personagens do universo infantil, deixando os atendimentos mais lúdicos e repletos de emoção.
Além de contar com uma equipe inteiramente fantasiada, a sexta-feira no HMJ ainda teve entrega de kits para crianças em atendimento, pintura facial e fotos pelo hospital.

 

Já neste sábado (12), a programação segue também com bolo, contação de histórias, cinema na brinquedoteca e presença dos doutores Risos de Amor. No domingo (13), tem visita de super-heróis e dos Doutores Sementinhas.

 

Por fim, no próximo dia 17, ocorre uma palestra, na Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro, sobre emergências pediátricas. Ela é aberta à população e as inscrições gratuitas podem ser feitas no telefone (47) 3274-3000.

HMJ na mídia
18 SET 19

Hospital Jaraguá faz procedimento inédito em paciente que sofreu infarto

A equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou mais um procedimento inédito na cidade.

 

A circulação extracorpórea, aplicada pelos médicos do setor de cardiologia da unidade, foi determinante para a recuperação de um paciente de 60 anos de idade que sofreu um infarto de grande proporção.

 

Conforme o cirurgião cardíaco Thales Cantelle Baggio, o ECMO foi utilizado para que o coração do paciente tivesse tempo de se recuperar do incidente.

 

“Usamos o dispositivo de oxigenação extracorpórea por membrana durante sete dias, nos quais o sangue era desviado para a máquina. O aparelho é responsável por oxigenar e bombear o sangue de volta para o corpo”, explica.

 

A tecnologia, considerada sofisticada, imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que se poupe os órgãos enquanto a recuperação acontece.

 

Segundo Baggio, o paciente necessitou apenas de cirurgia para colocação e retirada das cânulas que o ligavam ao dispositivo.

 

Ele já recebeu alta médica e, agora, segue tendo os cuidados comuns indicados a quem sofreu um infarto.

HMJ na mídia
24 JUL 19

Hospital Jaraguá faz exame para diagnóstico do Parkinson

O Hospital e Maternidade Jaraguá está oferecendo à comunidade mais uma importante novidade em busca de mais saúde com atendimentos minuciosos. Pela primeira vez no município, foi realizado o exame de Cintilografia Cerebral com 99m-Tc trodat-1. Por trás do nome complicado, há um procedimento considerado uma ferramenta interessante no diagnóstico da doença de Parkinson.

 

Conforme a médica Stefanie Knabben Ribeiro, do Centro de Medicina Nuclear da unidade, a enfermidade é pautada por uma degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina e, no exame, usa-se traçadores específicos para auxiliar o diagnóstico. “Depois de cerca de uma hora de imagens, vamos ver se o elemento concentrou ou não. Em caso afirmativo, há uma probabilidade grande de ser negativo para a doença”, resume.

 

Nos últimos dias, a especialista já realizou dois procedimentos desse tipo em pacientes da região. Segundo ela, o exame, que até dias atrás não era realizado na cidade, é complementar, ajudando o médico no diagnóstico correto, garantindo um tratamento adequado à doença. Recentemente, pela primeira vez em Jaraguá do Sul, também foi feito um exame para doenças como Alzheimer. A Cintilografia Cerebral com 99m-Tc ECD mostra o metabolismo cerebral colaborando nos diagnósticos diferenciais dos principais tipos de demências.

HMJ na mídia