VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
10 OUT 18

Hospital Jaraguá promove ações para alegrar os pequenos pacientes

Em homenagem às crianças, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove uma série de atividades dedicada aos pequenos pacientes internados na unidade e também aos filhos de colaboradores

A iniciativa ocorre até sexta-feira, dia 12 de outubro, e inclui contações de histórias, sessão de cinema, apresentações culturais, orientações de saúde bucal e confraternizações. Além disso, nesta semana, médicos e enfermeiros do Pronto Atendimento estão se fantasiando de super-heróis para oferecer um pouco de diversão e encantamento aos pequenos pacientes.

04 DEZ 18

Prestigie a Cantata de Natal do Hospital e Maternidade Jaraguá

Todo o encanto do Natal vai tomar conta do Hospital e Maternidade Jaraguá, na próxima quarta-feira, dia 5. A partir das 19h, a Orquestra Instituto Federal de Santa Catarina e o Coral Fundação Cultural Alemã estarão na unidade para embalar a Cantata de Natal. O evento, que é aberto a pacientes, colaboradores e público em geral, acontece no hall de entrada do HMJ e busca celebrar o real sentido da data.

HMJ na mídia
22 AGO 18

Grupo Voluntários do HMJ faz entrega de equipamento à instituição

O Hospital e Maternidade Jaraguá tem, cada vez mais, buscado a humanização nos atendimentos oferecidos à comunidade. E, nesta semana, recebeu mais uma importante colaboração do grupo Voluntários do HMJ para fortalecer este objetivo.

 

A partir de agora, médicos, técnicos e enfermeiros contam com um equipamento específico para facilitar o acesso a veias difíceis de serem vistas a olho nu em pacientes que precisam de medicações injetáveis. O visualizador de veias funciona através de uma luz que reage com a corrente sanguínea e mostra o melhor caminho para uma aplicação.

 

Conforme a enfermeira Adriana Cardoso, coordenadora da UTI Neonatal da unidade, o equipamento ajudará a equipe no dia a dia e poderá ser utilizado em pacientes de todos os setores. Já o diretor executivo do HMJ, Sergio Alves, enfatiza que o visualizador de veias fará a diferença nos atendimentos prestados pela instituição, pois diminui o estresse do procedimento.

 

Ele também explica que o aparelho, avaliado em R$ 54 mil, pode ser adquirido graças ao trabalho dos voluntários da entidade, já que o montante necessário para a compra resultou do tradicional Café Mistura das Raças. O evento beneficente, realizado no mês de junho, reuniu mais de 600 participantes no Clube Atlético Baependi. A iniciativa angariou R$ 77 mil, sendo que o restante do valor foi revertido ao custeio do HMJ.

HMJ na mídia
23 MAI 18

Banco de Leite do Hospital Jaraguá é exemplo de envolvimento da comunidade

A amamentação oferece inúmeros benefícios para mamães e bebês. Além de alimentar a criança, ela cria importantes laços de afeto. Mas, por diversos motivos, nem todas as mães podem garantir que ela ocorra na maneira convencional. Em alguns casos, isso só é possível graças ao envolvimento de doadoras e ao trabalho de equipes de Banco de Leite Humano.

 

No Hospital e Maternidade Jaraguá, por exemplo, a iniciativa deu tão certo que, pelo quinto ano consecutivo, o espaço recebeu o credenciamento pela Rede Global de Bancos de Leite Humano na categoria A. “Esse reconhecimento significa que atendemos todas as normas e regulamentações e dá garantia de que o leite tem total qualidade”, enfatiza a coordenadora, Adriana Souza.

 

Com cerca de 20 a 30 doadoras efetivas, o BLH consegue coletar de 40 a 80 litros de leite todos os meses. Assim, é possível garantir alimento de qualidade para os bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) ou nos setores de pediatria da entidade. Segundo a enfermeira Lilian Boff, são em torno de 40 a 70 receptores mensais, que, neste período, utilizam de 40 a 80 litros.

 

Ela comenta que a preferência é sempre por oferecer o leite captado para o bebê da própria mãe. Mas, em casos específicos, ele também garante sustento a crianças que não podem ser alimentadas por elas, seja por causa da prematuridade ou falta de contato físico e diversas patologias. “Em geral, as doadoras são mães que amamentam seus filhos e ainda sobra leite para doar”, explica a enfermeira.

 

Em funcionamento desde 2007, o BLH funciona diariamente. As doações podem vir de mães de pacientes e também de mulheres que fazem doações externas. Após receber o leite, o hospital se encarrega da pasteurização e direcionamento adequado do material. Para colaborar, as interessadas devem entrar em contato com o HMJ e seguir as orientações da equipe.

HMJ na mídia