VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
10 OUT 18

Hospital Jaraguá promove ações para alegrar os pequenos pacientes

Em homenagem às crianças, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove uma série de atividades dedicada aos pequenos pacientes internados na unidade e também aos filhos de colaboradores

A iniciativa ocorre até sexta-feira, dia 12 de outubro, e inclui contações de histórias, sessão de cinema, apresentações culturais, orientações de saúde bucal e confraternizações. Além disso, nesta semana, médicos e enfermeiros do Pronto Atendimento estão se fantasiando de super-heróis para oferecer um pouco de diversão e encantamento aos pequenos pacientes.

25 FEV 19

HMJ forma mais uma turma de médicos residentes

Aconteceu na última sexta – feira, dia 22, a cerimônia de formatura de mais uma turma de médicos residentes, formados pelo Hospital e Maternidade Jaraguá. No total, quatro profissionais da saúde receberam o título de especialistas. Na área de Ginecologia e Obstetrícia se formaram: Cristina Fedalto Chicoski e Julian Teodoro Medina Quispe. Já na especialidade de Pediatria, concluíram esta etapa: Camila Smekatz Simão e Liliana Deeke.

 

Na residência, profissionais formados em medicina aprofundam conhecimentos sobre uma área específica, conciliando 70% da carga horária prática com 30% de aula teórica. Os estudantes recebidos saem desta fase prontos para atuar no mercado, mas também contribuem para o aprimoramento dos médicos que já fazem parte do corpo clínico do hospital, já que o programa fomenta a atualização e a troca de experiências entre ambas as partes.

 

O Programa de Residência Médica iniciou, em Jaraguá do Sul, em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

HMJ na mídia
21 JAN 19

Hospital e Maternidade Jaraguá recebe novos equipamentos

O Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) recebeu, através do Sr. Wandér Weege no mês de Dezembro de 2018, dois aparelhos inovadores, específicos para cirurgias urológicas que possibilitam rápida recuperação aos pacientes e menos riscos aos procedimentos.


O Cistoscópio, de acordo com o urologista da unidade, Dr. Raphael L. V. Sampaio, é utilizado para realizar a cistoscopia, isto é, um exame endoscópico das vias urinárias, possibilitando a visualização da bexiga e uretra do paciente, auxiliando na avaliação correta de cada caso.


Já o Ureteroscópio Semi-Rígido, segundo o Dr. Lucas S. Galdino, urologista, é acoplado a uma câmera de vídeo e um monitor, permitindo o tratamento de cálculos no ureter, causadores das famosas cólicas renais, utilizando-se da fibra do laser. Através desse procedimento, é possível realizar cirurgias Endourológicas, ou seja, minimamente invasivas.


Dr. Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
CRM 15336

Dr. Lucas Sfier Galdino
CRM 24257

HMJ na mídia
20 DEZ 18

Católica SC e Hospital e Maternidade Jaraguá desenvolvem projeto com objetivo de rever processos

De um lado, conhecimento e estudantes comprometidos; do outro, um hospital que constantemente revê seus processos internos para atender melhor a população de Jaraguá do Sul. Assim pode ser definida a parceria entre a Católica SC e o Hospital e Maternidade Jaraguá. Durante todo o ano, professores e graduandos em Engenharia de Produção visitaram o hospital e analisaram seus processos, especialmente, no Centro Cirúrgico. O motivo é iniciar a implementação de uma cultura de Lean Health Care. "O Lean Healthcare traz ferramentas operacionais e métodos que ajudam a reduzir desperdícios, tempo de espera e melhoram muito o atendimento aos pacientes", destaca o diretor do hospital, Sergio Luís Alves.

 

Derivado do sistema de linha de produção da Toyota, o Lean Health Care pode, por exemplo, reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento na maternidade do hospital, responsável pelos atendimentos do SUS na cidade. "Estamos em fase de apresentação das ideias dos estudantes e até o fim do ano teremos um resultado das sugestões deles e do quanto o hospital já pode evoluir", destaca o professor Marcio Pereira, um dos coordenadores da iniciativa.

 

A parceria, em fase inicial, une os objetivos do hospital, os cuidados com a comunidade e aproxima os estudantes do mercado de trabalho. Para o reitor Diogo Benke, esta é mais uma ação da instituição com o objetivo de trazer um viés de empregabilidade, empreendedorismo e inovação.

 

"Nossa função, enquanto academia, é ajudar a pensar o futuro da educação. Temos que formatar uma base sólida e dar a nossos estudantes todas as ferramentas de que precisem para ingressar no mercado de trabalho", diz Diogo.

HMJ na mídia