05 DEZ 19

Hospital Jaraguá realiza procedimento diferenciado

A equipe de Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, recentemente, um procedimento diferenciado para desobstrução de uma artéria do coração. O homem, de 90 anos, foi submetido a um cateterismo cardíaco que mostrou lesões obstrutivas graves no tronco da coronária, vaso sanguíneo responsável pelo início da circulação de sangue para o músculo do coração.

 

Devido às lesões apresentarem importante calcificação, o que dificulta o preparo e implante dos stents por angioplastia convencional, foi optado por realizar o procedimento chamado aterectomia rotacional, que consiste de um cateter especial, o qual consegue girar com rápida rotação dentro da artéria do coração, resultando na fragmentação da placa de cálcio em minúsculas partículas e permitindo o implante do stent.

 

O procedimento, realizado pelo médico hemodinamicista Dr. André Nóra, em parceria com o Dr. Rodrigo Wainstein, hemodinamicista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ocorreu com sucesso e sem intercorrências. O paciente apresentou boa evolução clínica e recebeu alta hospitalar após 24 horas de observação.

HMJ na mídia
31 OUT 19

Para conscientizar sobre partos prematuros, Hospital Jaraguá promove caminhada

No próximo dia 9, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove a 2ª Caminhada do Prematuro. A ação chama a atenção para os cuidados no intuito de evitar a prematuridade, que atinge mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo, anualmente. No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos acontecem antes das 37 semanas de gestação, o dobro do índice de países europeus.

 

Os problemas causados pelo nascimento precoce incluem baixo peso e cuidados especiais na UTI, que aumentam em três vezes o risco de morte e sequelas futuras. A Caminhada do Prematuro ocorre a partir das 9h, com saída no hospital e chegada na Praça Ângelo Piazera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/2-caminhada-do-prematuro__693713 .

HMJ na mídia
18 SET 19

Hospital Jaraguá faz procedimento inédito em paciente que sofreu infarto

A equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou mais um procedimento inédito na cidade.

 

A circulação extracorpórea, aplicada pelos médicos do setor de cardiologia da unidade, foi determinante para a recuperação de um paciente de 60 anos de idade que sofreu um infarto de grande proporção.

 

Conforme o cirurgião cardíaco Thales Cantelle Baggio, o ECMO foi utilizado para que o coração do paciente tivesse tempo de se recuperar do incidente.

 

“Usamos o dispositivo de oxigenação extracorpórea por membrana durante sete dias, nos quais o sangue era desviado para a máquina. O aparelho é responsável por oxigenar e bombear o sangue de volta para o corpo”, explica.

 

A tecnologia, considerada sofisticada, imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que se poupe os órgãos enquanto a recuperação acontece.

 

Segundo Baggio, o paciente necessitou apenas de cirurgia para colocação e retirada das cânulas que o ligavam ao dispositivo.

 

Ele já recebeu alta médica e, agora, segue tendo os cuidados comuns indicados a quem sofreu um infarto.

HMJ na mídia