VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
18 SET 19

Hospital Jaraguá faz procedimento inédito em paciente que sofreu infarto

A equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou mais um procedimento inédito na cidade.

 

A circulação extracorpórea, aplicada pelos médicos do setor de cardiologia da unidade, foi determinante para a recuperação de um paciente de 60 anos de idade que sofreu um infarto de grande proporção.

 

Conforme o cirurgião cardíaco Thales Cantelle Baggio, o ECMO foi utilizado para que o coração do paciente tivesse tempo de se recuperar do incidente.

 

“Usamos o dispositivo de oxigenação extracorpórea por membrana durante sete dias, nos quais o sangue era desviado para a máquina. O aparelho é responsável por oxigenar e bombear o sangue de volta para o corpo”, explica.

 

A tecnologia, considerada sofisticada, imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que se poupe os órgãos enquanto a recuperação acontece.

 

Segundo Baggio, o paciente necessitou apenas de cirurgia para colocação e retirada das cânulas que o ligavam ao dispositivo.

 

Ele já recebeu alta médica e, agora, segue tendo os cuidados comuns indicados a quem sofreu um infarto.

01 AGO 19

Comunicado

O Hospital e Maternidade Jaraguá é referência no segmento materno-infantil na região e busca, em todos os processos, um atendimento humanizado e de excelência, contando com profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia. Diante da repercussão de um vídeo nas redes sociais contestando os protocolos da unidade no atendimento da gestante Z. V., 37 anos, a equipe médica esclarece que a situação está sob controle e seguindo os padrões normais, em casos de morte fetal. Conforme o diretor técnico, Dr. Guilherme Sapia, a mãe, que não precisou ser submetida à cirurgia graças ao protocolo de atendimento adotado, deve receber alta nas próximas 24 horas. O HMJ lamenta a exposição de seus pacientes, principalmente, em casos que exigem delicadeza e compreensão em virtude do sofrimento causado.

HMJ na mídia
24 JUL 19

Hospital Jaraguá faz exame para diagnóstico do Parkinson

O Hospital e Maternidade Jaraguá está oferecendo à comunidade mais uma importante novidade em busca de mais saúde com atendimentos minuciosos. Pela primeira vez no município, foi realizado o exame de Cintilografia Cerebral com 99m-Tc trodat-1. Por trás do nome complicado, há um procedimento considerado uma ferramenta interessante no diagnóstico da doença de Parkinson.

 

Conforme a médica Stefanie Knabben Ribeiro, do Centro de Medicina Nuclear da unidade, a enfermidade é pautada por uma degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina e, no exame, usa-se traçadores específicos para auxiliar o diagnóstico. “Depois de cerca de uma hora de imagens, vamos ver se o elemento concentrou ou não. Em caso afirmativo, há uma probabilidade grande de ser negativo para a doença”, resume.

 

Nos últimos dias, a especialista já realizou dois procedimentos desse tipo em pacientes da região. Segundo ela, o exame, que até dias atrás não era realizado na cidade, é complementar, ajudando o médico no diagnóstico correto, garantindo um tratamento adequado à doença. Recentemente, pela primeira vez em Jaraguá do Sul, também foi feito um exame para doenças como Alzheimer. A Cintilografia Cerebral com 99m-Tc ECD mostra o metabolismo cerebral colaborando nos diagnósticos diferenciais dos principais tipos de demências.

HMJ na mídia
13 JUN 19

Voluntários do HMJ promovem Café Beneficente

O tradicional Café Beneficente dos Voluntários do Hospital e Maternidade Jaraguá foi realizado, nesta quarta-feira, 12, no Clube Atlético Baependi. Dessa vez, o evento terá a renda direcionada para a reforma da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica da unidade. No ano passado, a iniciativa contou com mais de 600 participantes e garantiu a aquisição de um equipamento visualizador de veias.

 

O grupo de voluntários conta, atualmente, com 80 pessoas que dedicam parte do tempo livre a fazer o bem a pacientes do HMJ. Eles se envolvem em diversas atividades, como recebimento de doações, confecção de utensílios em geral, de uniformes a artesanatos, atendimento na brinquedoteca, cuidado do jardim, visitas e manutenção diária do bazar de roupas. Além disso, também dão apoio em campanhas da unidade e organizam eventos, como o Café Beneficente.

 

O grupo está sempre aberto a receber novos voluntários. Interessados em participar das ações podem entrar em contato com a responsável, Izaura Herpich, no telefone (47) 99957-0593.

 

HMJ na mídia