VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
15 JUN 20

Hospital Jaraguá esclarece dúvidas sobre doações no Imposto de Renda nesta terça-feira (16)

Para esclarecer como declarar doações para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA), o Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ), vai realizar uma live nesta terça-feira (16), às 13h, no perfil da instituição no Instagram (@hospitaljaragua).

 

A ação contará com o apoio de um profissional de Contabilidade, cedido pelo escritório FISCALL Contabilidade, que poderá esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao procedimento.

 

Em 2020, a Declaração do Imposto de Renda poderá ser realizada até o dia 30 de junho. Ao realizar esta ação, pessoas físicas e jurídicas de todo o país, podem escolher direcionar parte do valor que serão pagos em impostos, para ajudar instituições que realizam projetos de saúde em benefício de crianças e adolescentes.

 

O gesto pode ser feito há 26 anos, através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), mas o processo ainda gera dúvidas para muitas pessoas.

 

Desde março deste ano, o HMJ vem promovendo a campanha “Atitude que gera amor”, para chamar a atenção da comunidade para esta possibilidade.

 

Todos os anos, em média, quatro mil bebês nascem na Maternidade do Hospital Jaraguá tornando a instituição uma referência para sete municípios na região da AMVALI – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu.

 

A expectativa é que as doações do IR deste ano garantam os recursos necessários para a ampliação da Maternidade, que poderá expandir a sua capacidade de atendimento e oferecer ainda mais recursos para mães e bebês.

 

“Por mês, a maternidade realiza cerca de 330 partos. Ela é reconhecida pelo Ministério da Saúde, como referência em gestação de alto risco para a região Norte e Nordeste de Santa Catarina, assim como em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e neonatal e pediátrica para o Estado inteiro”, conta a gestora de relações do HMJ, Josiane Gonzaga dos Santos.

 

O investimento para a conclusão do projeto de ampliação da maternidade do HMJ é de pouco mais de R$4 milhões de reais.

10 FEV 21

Ortopedista do Hospital e Maternidade Jaraguá participa de evento mundial de cirurgia holográfica

Evento promovido pela gigante Microsoft reúne profissionais de vários países para discutir sobre as novidades da tecnologia que podem ser aplicadas em cirurgias

 

O ortopedista Bruno Gobbato, do Hospital e Maternidade Jaraguá, foi o único médico brasileiro a participar do evento mundial de cirurgia holográfica “Microsoft Experience 24h”, que ocorreu nesta terça-feira, 09. Médicos de 13 países debateram novidades na área da tecnologia utilizadas em cirurgias, a favor de resultados mais precisos e com custos menores.

 


O procedimento apresentado pelo profissional de Jaraguá do Sul, durante o evento, foi a remoção de placa com artroscopia de ombro de um paciente. Na oportunidade, médicos dos Estados Unidos e da França acompanharam e fizeram sugestões em tempo real durante a cirurgia. O médico brasileiro destaca como benefício a possibilidade de usar modelos em 3D, que guiam os cirurgiões durante a intervenção.

 


A escolha de Gobbato, leva em conta a experiência nesse tipo de procedimento, que vem sendo realizado desde 2016, em Santa Catarina. “Somos um dos precursores da cirurgia com realidade aumentada no mundo. Uma das primeiras cirurgias ortopédicas, utilizando essa técnica foi realizada aqui, pela nossa equipe, em 2016”, comenta.

 


De acordo com o profissional, diversas cirurgias dessa área já foram realizadas no Hospital e Maternidade de Jaraguá, que é pioneiro nessa técnica no Brasil. Bruno explica que o recurso, praticado pelos especialistas do Hospital, permite ao médico analisar com profundidade a área que necessita de intervenção.

 


“Com os modelos 3D virtualmente projetados, o médico pode avaliar de forma completa a anatomia específica daquele paciente e daquela doença sem precisar expor o paciente a cortes maiores. Este tipo de tecnologia permite a realização de cirurgias com maior precisão e eficácia, o que é muito importante nas cirurgias de próteses e correções de algumas deformidades”, complementa.

HMJ na mídia
01 SET 20

Inédito: Curso de Gestantes e Pais Grávidos 100% on-line

Há mais de 50 anos o Hospital e Maternidade Jaraguá vem cuidando da saúde das famílias de Jaraguá do Sul e região. A instituição é vinculada à Rede Cegonha, uma rede de cuidados desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir uma gravidez, parto e puerpério seguros e humanizados, assim como o direito ao planejamento reprodutivo para as mulheres. A iniciativa também visa assegurar o direito ao nascimento seguro e humanizado, assim como o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.

Há mais de 10 anos, o atendimento de referência da Maternidade do HMJ também é estendido a um curso voltado especificamente para gestantes e seus companheiros. Em 2020, diante das restrições de isolamento social, o Hospital e Maternidade Jaraguá lança o curso numa versão inédita. O conteúdo será oferecido de forma digital para atender os futuros papais e mamães no conforto de seu lar. Com orientações em vídeo, o “Curso de Gestantes e Pais Grávidos do Hospital e Maternidade Jaraguá” traz dicas valiosas para ajudar no processo de preparação da gestante, nascimento e cuidados com o bebê.


De acordo com a coordenadora de enfermagem do Hospital e Maternidade Jaraguá, Paolla Ruthes de Souza, o casal que participa do curso para gestantes fica mais preparado para o momento da gestação, parto e nascimento. “Eles conseguem se preparar com base em nossa realidade diminuindo a ansiedade e fazendo com que os acontecimentos sejam mais naturais e a rotina da instituição seja mais familiar, criando mais confiança para enfrentar aquilo que, para muitos, é desconhecido”, conta.


O curso terá orientações e dicas de enfermeiras, pediatras, ginecologista/obstetra e nutricionista. Os papais e mamães receberão informações que envolvem desde os cuidados necessários durante a gestação, passando pelo momento do parto, amamentação, orientações nutricionais, até dicas práticas como troca de fraldas, banho, cuidados com o cordão umbilical, orientações de alta da maternidade, documentação necessária para registro de nascimento do bebê. Informações sobre exames e vacinas necessárias, dicas sobre como evitar acidentes domésticos com a criança e até orientações para lidar com possíveis engasgos do bebê, também fazem parte do conteúdo.

SERVIÇO
O QUÊ: Curso de Gestantes e Pais Grávidos do Hospital e Maternidade Jaraguá
PÚBLICO ALVO: Gestantes e acompanhantes
COMO: 100% on-line
INSCRIÇÕES PARA O CURSO: 
https://www.fenomenosaprendizagem.com.br/loja/catalogo/boas-praticas-para-gestantes-e-pais-gravidos_159/

HMJ na mídia
23 JUN 20

Hospital e Maternidade Jaraguá prepara 2º Feijoada

No próximo dia 11 de julho ocorre a 2ª Feijoada do Hospital e Maternidade Jaraguá. Evento acontece na Recreativa Marisol, no bairro Vila Baependi.

 

Neste ano, num formato diferente, o Drive Thru, onde os clientes podem retirar a feijoada sem sair do carro.

 

Os tickes no valor de R$ 25,00 poderão ser adquiridos na recreativa Ser Marisol, Posto Mime na rua Walter Marquardt, bairro Vila Nova, Supermercado Giassi, no Bazar dos Voluntários do Hospital e com a equipe organizadora do evento.

HMJ na mídia