VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
25 FEV 19

HMJ forma mais uma turma de médicos residentes

Aconteceu na última sexta – feira, dia 22, a cerimônia de formatura de mais uma turma de médicos residentes, formados pelo Hospital e Maternidade Jaraguá. No total, quatro profissionais da saúde receberam o título de especialistas. Na área de Ginecologia e Obstetrícia se formaram: Cristina Fedalto Chicoski e Julian Teodoro Medina Quispe. Já na especialidade de Pediatria, concluíram esta etapa: Camila Smekatz Simão e Liliana Deeke.

 

Na residência, profissionais formados em medicina aprofundam conhecimentos sobre uma área específica, conciliando 70% da carga horária prática com 30% de aula teórica. Os estudantes recebidos saem desta fase prontos para atuar no mercado, mas também contribuem para o aprimoramento dos médicos que já fazem parte do corpo clínico do hospital, já que o programa fomenta a atualização e a troca de experiências entre ambas as partes.

 

O Programa de Residência Médica iniciou, em Jaraguá do Sul, em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

15 DEZ 19

Coral formado por colaboradores emociona durante Auto de Natal do Hospital Jaraguá

Um dos destaques do evento foi a apresentação do coral Mãos que falam, formado por colaboradores da unidade.

 

Os sentimentos de união e gratidão marcaram as apresentações do tradicional Auto de Natal do Hospital e Maternidade Jaraguá, que aconteceu na noite de quinta-feira (12). Um dos destaques do evento foi a apresentação do coral ‘Mãos que falam’, formado por colaboradores da unidade.

 

Eles interpretaram canções, em libras, que convidam à reflexão sobre o cuidado e o amor ao próximo. Depois, foi a vez do Coral Municipal emocionar a plateia. E para a alegria das crianças, a iniciativa contou ainda com a chegada do Papai Noel.

 

Durante a celebração, o pastor Ivanildo Laube, lembrou a todos sobre o verdadeiro espírito natalino. “Não é sobre nós. É sobre Jesus. Será que estamos dispostos a presentear Jesus com nosso coração e nossas ações? Talvez podemos dividir a ceia com quem precisa”, sugeriu.

 

Já o diretor administrativo do hospital, Sérgio Luis Alves, aproveitou a oportunidade para agradecer. “Essa noite é especial e esse momento pode ser traduzido em uma só palavra: gratidão”, resumiu.

 

Além de colaboradores, representantes do Conselho Administrativo, voluntários, e da comunidade em geral, o evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, e do deputado estadual, Vicente Caropreso.

HMJ na mídia
31 OUT 19

Para conscientizar sobre partos prematuros, Hospital Jaraguá promove caminhada

No próximo dia 9, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove a 2ª Caminhada do Prematuro. A ação chama a atenção para os cuidados no intuito de evitar a prematuridade, que atinge mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo, anualmente. No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos acontecem antes das 37 semanas de gestação, o dobro do índice de países europeus.

 

Os problemas causados pelo nascimento precoce incluem baixo peso e cuidados especiais na UTI, que aumentam em três vezes o risco de morte e sequelas futuras. A Caminhada do Prematuro ocorre a partir das 9h, com saída no hospital e chegada na Praça Ângelo Piazera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/2-caminhada-do-prematuro__693713 .

HMJ na mídia
25 JUL 19

Cozinha do Hospital Jaraguá está preparando pratos criativos para crianças internadas

Convencer uma criança a se alimentar corretamente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, naqueles momentos em que eles estão adoentados.

 

A empreitada fica ainda mais complicada dentro do ambiente hospitalar, quando, além da renúncia normal aos alimentos saudáveis ou desconhecidos, ainda há o desconforto da doença.

 

Por tudo isso, a equipe de nutrição do Hospital e Maternidade Jaraguá, em parceria com os profissionais da cozinha da unidade, encontrou na criatividade uma maneira de mudar essa situação.

 

Com pratos divertidos, as refeições oferecidas aos pacientes da ala infantil estão estimulando a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, distribuindo alegria.

 

Conforme a nutricionista Tatiana Schena Bandeira, a ideia tem gerado resultados bastante positivos. Ela explica que crianças pequenas, com problemas sérios de saúde, incluindo pacientes com autismo, acabam tendo dificuldades de se alimentar e ficando suscetíveis à oferta de guloseimas.

 

“Eles ficam preocupados, mas se os filhos não comerem corretamente, também não ficarão saudáveis, não vão se curar mais rápido”, esclarece.

 

De olho nessa dificuldade, a cozinha passou a criar pratos diferentes, decorados com arroz, feijão, frutas.

 

“Pesquisamos e, agora, a equipe está fazendo preparações em forma de borboletas, palhaços, peixe, tudo para trazer o lúdico à alimentação”, complementa.

 

Paralelamente, a nutricionista também vem conversando com as famílias para sensibilizá-las em relação à importância das boas escolhas à mesa, buscando, assim, melhorias que podem ser levadas para fora do hospital, garantindo mais saúde ao longo de toda a vida.

 

De acordo com Sara Constantino Zanoni, mãe da menina Nicole Constantino Santos, paciente de apenas um ano e 11 meses internada há cerca de três semanas por causa de uma pneumonia, a novidade vem fazendo diferença na recuperação da filha. “Ela começou a comer por causa disso”, comentou.

 

Já o médico Rodrigo Ferreira de Souza, destaca que a alimentação é parte do tratamento. Por isso, na opinião dele, iniciativas que incentivam os pequenos a comer melhor aumentam as chances de uma alta precoce, fortalecendo o organismo mais rapidamente.

 

Criatividade na cozinha
A rotina na cozinha do HMJ é intensa. Todos os dias, a cozinheira Avanilda Moreira Zimmermann prepara cerca de cem refeições. Mas, nem a correria impede a criatividade. Desde que a ideia de oferecer pratos lúdicos às crianças surgiu, ela vem se dedicando a aprimorar os desenhos, sempre com novos formatos pesquisados na internet, após o expediente.

 

“É tão gratificante saber que estamos ajudando, fico emocionada quando uma mãe diz que o meu trabalho fez a diferença na recuperação”, confessa.

 

Atualmente, três cozinheiros do hospital são responsáveis pelas preparações especiais.

HMJ na mídia