VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
01 SET 20

Inédito: Curso de Gestantes e Pais Grávidos 100% on-line

Há mais de 50 anos o Hospital e Maternidade Jaraguá vem cuidando da saúde das famílias de Jaraguá do Sul e região. A instituição é vinculada à Rede Cegonha, uma rede de cuidados desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir uma gravidez, parto e puerpério seguros e humanizados, assim como o direito ao planejamento reprodutivo para as mulheres. A iniciativa também visa assegurar o direito ao nascimento seguro e humanizado, assim como o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.

Há mais de 10 anos, o atendimento de referência da Maternidade do HMJ também é estendido a um curso voltado especificamente para gestantes e seus companheiros. Em 2020, diante das restrições de isolamento social, o Hospital e Maternidade Jaraguá lança o curso numa versão inédita. O conteúdo será oferecido de forma digital para atender os futuros papais e mamães no conforto de seu lar. Com orientações em vídeo, o “Curso de Gestantes e Pais Grávidos do Hospital e Maternidade Jaraguá” traz dicas valiosas para ajudar no processo de preparação da gestante, nascimento e cuidados com o bebê.


De acordo com a coordenadora de enfermagem do Hospital e Maternidade Jaraguá, Paolla Ruthes de Souza, o casal que participa do curso para gestantes fica mais preparado para o momento da gestação, parto e nascimento. “Eles conseguem se preparar com base em nossa realidade diminuindo a ansiedade e fazendo com que os acontecimentos sejam mais naturais e a rotina da instituição seja mais familiar, criando mais confiança para enfrentar aquilo que, para muitos, é desconhecido”, conta.


O curso terá orientações e dicas de enfermeiras, pediatras, ginecologista/obstetra e nutricionista. Os papais e mamães receberão informações que envolvem desde os cuidados necessários durante a gestação, passando pelo momento do parto, amamentação, orientações nutricionais, até dicas práticas como troca de fraldas, banho, cuidados com o cordão umbilical, orientações de alta da maternidade, documentação necessária para registro de nascimento do bebê. Informações sobre exames e vacinas necessárias, dicas sobre como evitar acidentes domésticos com a criança e até orientações para lidar com possíveis engasgos do bebê, também fazem parte do conteúdo.

SERVIÇO
O QUÊ: Curso de Gestantes e Pais Grávidos do Hospital e Maternidade Jaraguá
PÚBLICO ALVO: Gestantes e acompanhantes
COMO: 100% on-line
INSCRIÇÕES PARA O CURSO:  https://www.fenomenosaprendizagem.com.br/loja/catalogo/boas-praticas-para-gestantes-e-pais-gravidos_159/

15 JUN 20

Hospital Jaraguá esclarece dúvidas sobre doações no Imposto de Renda nesta terça-feira (16)

Para esclarecer como declarar doações para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA), o Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ), vai realizar uma live nesta terça-feira (16), às 13h, no perfil da instituição no Instagram (@hospitaljaragua).

 

A ação contará com o apoio de um profissional de Contabilidade, cedido pelo escritório FISCALL Contabilidade, que poderá esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao procedimento.

 

Em 2020, a Declaração do Imposto de Renda poderá ser realizada até o dia 30 de junho. Ao realizar esta ação, pessoas físicas e jurídicas de todo o país, podem escolher direcionar parte do valor que serão pagos em impostos, para ajudar instituições que realizam projetos de saúde em benefício de crianças e adolescentes.

 

O gesto pode ser feito há 26 anos, através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), mas o processo ainda gera dúvidas para muitas pessoas.

 

Desde março deste ano, o HMJ vem promovendo a campanha “Atitude que gera amor”, para chamar a atenção da comunidade para esta possibilidade.

 

Todos os anos, em média, quatro mil bebês nascem na Maternidade do Hospital Jaraguá tornando a instituição uma referência para sete municípios na região da AMVALI – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu.

 

A expectativa é que as doações do IR deste ano garantam os recursos necessários para a ampliação da Maternidade, que poderá expandir a sua capacidade de atendimento e oferecer ainda mais recursos para mães e bebês.

 

“Por mês, a maternidade realiza cerca de 330 partos. Ela é reconhecida pelo Ministério da Saúde, como referência em gestação de alto risco para a região Norte e Nordeste de Santa Catarina, assim como em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e neonatal e pediátrica para o Estado inteiro”, conta a gestora de relações do HMJ, Josiane Gonzaga dos Santos.

 

O investimento para a conclusão do projeto de ampliação da maternidade do HMJ é de pouco mais de R$4 milhões de reais.

HMJ na mídia
20 MAR 20

Carta inspiradora de equipe do Hospital Jaraguá é dedicada a profissionais da saúde

Em meio à pandemia do coronavírus, os profissionais de saúde também sentem o cansaço físico, mental e emocional que crises como essa causam.

 

Pensando neles, a psicóloga Marciana Maria Galdino da Silva, que faz parte da equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá, escreveu uma carta inspiradora aos profissionais da entidade e também dedicada a todos, que são ainda mais requisitados nestes momentos.

 

Leia a carta na íntegra:

 

"O que dizer quando a sua dor é a mesma que a minha?

 

Diante deste atual cenário, nós profissionais da área da saúde também sentimos insegurança e medo, este estado de alerta constante e a readaptação a cada informação nos cansa mentalmente e fisicamente, por isso é necessário alguns cuidados.

 

Vamos lembrar-nos de fortalecer a nossa imunidade, nutrir nosso organismo e quando possível descansar o nosso corpo e a nossa mente, mantendo pensamentos elevados, positivos e seguindo as orientações dos profissionais da saúde.

 

Vamos focar na saúde e tratar a doença!

 

É importante despertar a nossa Humanidade. Mantendo a compaixão uns com os outros, cultivando a gentileza, buscando em nós mesmos e na nossa equipe a nossa fonte de motivação.

 

Sentimos falta do toque nas mãos e do abraço dos nossos colegas de profissão, somos um povo caloroso. Esta distância necessária está nos mostrando um pouco mais da nossa essência humana, percebemos o quanto esta distância nos aproxima, o quanto nos importamos, o quanto nos faz falta aquele abraço corriqueiro.

 

Somos pessoas de Fé e de coragem e temos a consciência da responsabilidade que assumimos ao escolhermos a área da saúde para trabalhar.

 

Convido-lhe a pensar: O que você vai fazer depois que tudo isso passar, já tem planos? Algum sonho que ficou lá trás que gostaria de resgatar? Convido-o a focar neste objetivo para se encorajar, mantendo o foco no presente que é Salvar Vidas!

 

Tudo isso vai passar e juntos vamos passar por tudo isso, depois disso não seremos mais os mesmos, algo em nós mudou, nos fortalecemos e seguimos gratos!"

HMJ na mídia