VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
20 DEZ 18

Católica SC e Hospital e Maternidade Jaraguá desenvolvem projeto com objetivo de rever processos

De um lado, conhecimento e estudantes comprometidos; do outro, um hospital que constantemente revê seus processos internos para atender melhor a população de Jaraguá do Sul. Assim pode ser definida a parceria entre a Católica SC e o Hospital e Maternidade Jaraguá. Durante todo o ano, professores e graduandos em Engenharia de Produção visitaram o hospital e analisaram seus processos, especialmente, no Centro Cirúrgico. O motivo é iniciar a implementação de uma cultura de Lean Health Care. "O Lean Healthcare traz ferramentas operacionais e métodos que ajudam a reduzir desperdícios, tempo de espera e melhoram muito o atendimento aos pacientes", destaca o diretor do hospital, Sergio Luís Alves.

 

Derivado do sistema de linha de produção da Toyota, o Lean Health Care pode, por exemplo, reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento na maternidade do hospital, responsável pelos atendimentos do SUS na cidade. "Estamos em fase de apresentação das ideias dos estudantes e até o fim do ano teremos um resultado das sugestões deles e do quanto o hospital já pode evoluir", destaca o professor Marcio Pereira, um dos coordenadores da iniciativa.

 

A parceria, em fase inicial, une os objetivos do hospital, os cuidados com a comunidade e aproxima os estudantes do mercado de trabalho. Para o reitor Diogo Benke, esta é mais uma ação da instituição com o objetivo de trazer um viés de empregabilidade, empreendedorismo e inovação.

 

"Nossa função, enquanto academia, é ajudar a pensar o futuro da educação. Temos que formatar uma base sólida e dar a nossos estudantes todas as ferramentas de que precisem para ingressar no mercado de trabalho", diz Diogo.

06 DEZ 18

Música e emoção embalam encerramento do Hospital Jaraguá

O Hospital e Maternidade Jaraguá encerrou o ano incentivando o reconhecimento do real espírito natalino. Durante a Cantata de Natal, funcionários, autoridades, parceiros, pacientes e voluntários se emocionaram ao som de canções natalinas apresentadas pela Orquestra Instituto Federal de Santa Catarina e o Coral Fundação Cultural Alemã, na noite da última quarta-feira, 5.

 

O diretor-executivo Sérgio Luís Alves considerou o momento como a união da família HMJ. “Como somos um hospital materno-infantil, acreditamos que todos os dias nasce um menino Jesus aqui dentro. Assim, mantemos sempre viva a esperança de que algo bom vai acontecer”, comentou. Ele ainda aproveitou para expressar gratidão à comunidade. “Desejamos que todos tenham um excelente Natal e um 2019 melhor e cheio de paz”, finalizou.

 

Na oportunidade, o capelão do HMJ e pastor da Igreja Evangélica Luterana, Ivanildo Laube, realizou uma cerimônia ecumênica e convidou o público a refletir sobre o nascimento de Jesus. “Parece que, nessa época, as pessoas ficam mais sensíveis, mais dispostas, mais sonhadoras. Há uma expectativa e um olhar diferente, um desejo de fazer coisas boas”, lembrou.

 

Quem fez questão de participar do evento foi a aposentada Maria Malheiro. Com 71 anos, ela se emocionou e cantou junto as tradicionais canções natalinas. “É tão bom termos saúde para participar e ouvir músicas que nos fazem lembrar do verdadeiro sentido do Natal e que mexem com o coração da gente”, enfatizou.

 

Ao final do evento, todos os presentes se posicionaram na escadaria do hall de entrada do HMJ em um momento de congraçamento. Eles cantaram juntos com a orquestra e o coral, fechando, assim, mais uma edição da Cantata de Natal da unidade.

HMJ na mídia
28 AGO 18

HMJ no Connect 2018

Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto o “Connect 2018”, em sua décima primeira edição - Congresso Norte, Nordeste e Centro- Oeste de Cirurgia Torácica em Porto de Galinhas - PE.


O Me. Giovani W. Mezzalira e o residente da cirurgia geral Ismael R. Dias, representaram Jaraguá do Sul e foram convidados a divulgar aos participantes do evento, o trabalho:


“FÍSTULA ESÔFAGO PLEURAL TARDIA COM MEDIASTINITE E EMPIEMA TRATADA POR VIDEOTORACOSCOPIA UNI PORTAL E STENT ESOFÁGICO” realizado por: Mezzalira GW, Waltrick JJJ, Dias IR, Fonseca ACC, Debiasi MC.

HMJ na mídia
05 JUN 18

HMJ no XIX Congresso Sul-Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia

Aconteceu entre os dias 31 de Maio e 02 de Junho no Centro de Eventos de Florianópolis, o XIX Congresso Sul-Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia. O evento tem como propósito incentivar a pesquisa e a atualização técnico-científica, colocando em debate temas em prol do conhecimento nas práticas da Obstetrícia e Ginecologia, onde reuniu os principais especialistas do Brasil.

 

Foram apresentadas palestras, mesas redondas e trabalhos acadêmicos, além de sessões de discussão de casos clínicos. Representando o Hospital e Maternidade Jaraguá, esteve presente a Drª Caroline P. Miranda, médica residente, que retratou em forma de pôster o relato de dois casos clínicos de alta complexidade, realizados pela equipe de Cirurgia Ginecológica do Dr. Guilherme M. Sapia e Dr. Wagner Horst.

 

Segundo a Drª Caroline, um dos casos já havia passado por múltiplas intervenções cirúrgicas para correção de incontinência urinária, porém sem sucesso. “Foi optado por correção pela técnica de retalho de Martius, alcançando uma boa recuperação e melhor qualidade de vida”, explica. Já a segunda cirurgia apresentada foi realizada em um paciente já operado em outra instituição. “Apresentava quadro de laceração da parede vesical e de hemorragia, que com sucesso foi corrigida, melhorando a condição de saúde do paciente e a resolução da incontinência”, revela.

HMJ na mídia