VOLTAR PARA AS NOTÍCIAS
26 NOV 18

Caminhada do Prematuro reúne cerca de 260 pessoas

A iniciativa, organizada em lembrança ao Dia Mundial da Prematuridade, envolveu cerca de 260 pessoas, que caminharam do HMJ até a Praça Ângelo Piazera chamando a atenção para a importância do tema.

 

Alegria, união, força, amor. Esses sentimentos estiveram presentes na Caminhada do Prematuro, realizada no último fim de semana, em Jaraguá do Sul, emocionando não só os participantes, mas todos que se depararam com a ação realizada pelo Hospital e Maternidade Jaraguá.

 

A iniciativa, organizada em lembrança ao Dia Mundial da Prematuridade, envolveu cerca de 260 pessoas, que caminharam do HMJ até a Praça Ângelo Piazera chamando a atenção para a importância do tema. No Brasil, cerca de 11% de todos os partos realizados são prematuros.

 

Geralmente traumático para mamães e papais, o nascimento antes das 37 semanas de gestação pode gerar danos irreversíveis à saúde da criança. Por isso, apesar de ser possível de ocorrer em qualquer gestante, ela deve ser evitada com cuidados que incluem os exames pré-natais, o controle de infecções e o combate à obesidade.

 

A caminhada do HMJ teve como objetivo enfatizar a necessidade da prevenção e, além disso, comemorar a superação das dificuldades ocasionadas pela prematuridade. A ação contou com a participação de pais, crianças, familiares e profissionais da unidade.

 

22 AGO 18

Grupo Voluntários do HMJ faz entrega de equipamento à instituição

O Hospital e Maternidade Jaraguá tem, cada vez mais, buscado a humanização nos atendimentos oferecidos à comunidade. E, nesta semana, recebeu mais uma importante colaboração do grupo Voluntários do HMJ para fortalecer este objetivo.

 

A partir de agora, médicos, técnicos e enfermeiros contam com um equipamento específico para facilitar o acesso a veias difíceis de serem vistas a olho nu em pacientes que precisam de medicações injetáveis. O visualizador de veias funciona através de uma luz que reage com a corrente sanguínea e mostra o melhor caminho para uma aplicação.

 

Conforme a enfermeira Adriana Cardoso, coordenadora da UTI Neonatal da unidade, o equipamento ajudará a equipe no dia a dia e poderá ser utilizado em pacientes de todos os setores. Já o diretor executivo do HMJ, Sergio Alves, enfatiza que o visualizador de veias fará a diferença nos atendimentos prestados pela instituição, pois diminui o estresse do procedimento.

 

Ele também explica que o aparelho, avaliado em R$ 54 mil, pode ser adquirido graças ao trabalho dos voluntários da entidade, já que o montante necessário para a compra resultou do tradicional Café Mistura das Raças. O evento beneficente, realizado no mês de junho, reuniu mais de 600 participantes no Clube Atlético Baependi. A iniciativa angariou R$ 77 mil, sendo que o restante do valor foi revertido ao custeio do HMJ.

HMJ na mídia
05 JUN 18

HMJ no XIX Congresso Sul-Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia

Aconteceu entre os dias 31 de Maio e 02 de Junho no Centro de Eventos de Florianópolis, o XIX Congresso Sul-Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia. O evento tem como propósito incentivar a pesquisa e a atualização técnico-científica, colocando em debate temas em prol do conhecimento nas práticas da Obstetrícia e Ginecologia, onde reuniu os principais especialistas do Brasil.

 

Foram apresentadas palestras, mesas redondas e trabalhos acadêmicos, além de sessões de discussão de casos clínicos. Representando o Hospital e Maternidade Jaraguá, esteve presente a Drª Caroline P. Miranda, médica residente, que retratou em forma de pôster o relato de dois casos clínicos de alta complexidade, realizados pela equipe de Cirurgia Ginecológica do Dr. Guilherme M. Sapia e Dr. Wagner Horst.

 

Segundo a Drª Caroline, um dos casos já havia passado por múltiplas intervenções cirúrgicas para correção de incontinência urinária, porém sem sucesso. “Foi optado por correção pela técnica de retalho de Martius, alcançando uma boa recuperação e melhor qualidade de vida”, explica. Já a segunda cirurgia apresentada foi realizada em um paciente já operado em outra instituição. “Apresentava quadro de laceração da parede vesical e de hemorragia, que com sucesso foi corrigida, melhorando a condição de saúde do paciente e a resolução da incontinência”, revela.

HMJ na mídia
11 MAI 18

O Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, nesta semana, a 14ª Jornada de Enfermagem.

O Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, nesta semana, a 14ª Jornada de Enfermagem. Com o objetivo de promover a capacitação dos profissionais da área, o evento foi pautado na temática ‘Boas práticas da assistência’ e recebeu diversas palestrantes.

O especialista em Educação Profissional, Daniel Ghizoni, abordou a responsabilidade civil no exercício da enfermagem. Já a mestre em Saúde e Meio Ambiente, Rosimeire Batista, tratou sobre as boas práticas na assistência ao parto e nascimento e a psicóloga Zaira Custódio falou a respeito da assistência ao recém-nascido prematuro. A Jornada ainda contou com a participação da enfermeira Nádia de Andrade, que palestrou sobre as boas práticas no ato transfusional.

O evento aconteceu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

HMJ na mídia