No Hospital e Maternidade Jaraguá, histórias de vida acontecem todos os dias. Algumas se encerram, outras iniciam. Algumas são transformadas, outras ganham mais força. Temos a honra de estar presentes em cada um desses momentos.

A busca por melhores condições de vida move a história do Hospital e Maternidade Jaraguá, e começa bem antes de sua fundação. A Instituição, mantida desde o início pela Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul, esteve ao lado dos motoristas da década de 1930, que transportavam pessoas doentes em busca de assistência médica em cidades vizinhas, junto com a Comunidade Católica, batalharam para a construção do primeiro Hospital na cidade.

Construção essa que foi adquirida, anos mais tarde, em definitivo, pela Comunidade Luterana, através do Sr. Walter Weller, então seu Presidente, além de todo o engajamento da população jaraguaense e de entidades alemãs governamentais e religiosas, que ajudaram para que, a partir de 27 de fevereiro de 1966, o Hospital e Maternidade Jaraguá pudesse oferecer o que há de melhor a seus clientes, construindo sua trajetória com base na seriedade, competência, respeito às pessoas e aos valores éticos, priorizando o cuidado no atendimento e reafirmando a cada ano o compromisso com as melhores práticas assistenciais. 

As dificuldades encontradas ao longo da história foram superadas com entusiasmo e perseverança tendo, assim, fortalecido os laços comunitários. Através de suas diversas melhorias e conquistas podemos destacar: ampliações de sua estrutura nos anos de 1976 e 1992; a criação do primeiro Centro de Imagem da região em 1994; a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica em 1999; o título Amigo da Criança recebido pela UNICEF em 2001 e, recentemente, os prêmios SANTÉ e Criança ABRINQ 2012, concluindo com a inauguração do novo prédio assistencial, realizado em janeiro de 2015 e que praticamente triplicou a área construída da Instituição.

Hoje, o grande desafio que a Instituição enfrenta é continuar crescendo e mantendo o padrão de excelência dos seus serviços, sempre com atendimento humanizado, para que o carinhosamente chamado ‘Hospital do Morro’ possa sempre oferecer o melhor em termos de modernidade, conforto e segurança para todos os usuários.