Para obter mais informações, dar sugestões ou tirar dúvidas, entre em contato conosco através do nosso telefone, pelo formulário abaixo ou ainda faça-nos uma visita em nosso endereço.

 

 

Rua dos Motoristas de 1936, 120

Czerniewicz

89255-060

Jaraguá do Sul/SC

Notícias

28 FEV 20

HMJ usa realidade virtual para humanização no atendimento

O Hospital e Maternidade Jaraguá lançou nesta quinta-feira (27) o projeto de realidade virtual no Pronto Atendimento (PA) infantil da entidade.

A proposta é humanizar o atendimento de crianças e adolescentes entre 3 e 13 anos com a ajuda da tecnologia. Para isso, o hospital adquiriu, com recursos municipais, cinco equipamentos de realidade virtual.

"Vamos usar os óculos de realidade virtual no momento da realização dos procedimentos, por exemplo, na hora de uma punção venosa, de um curativo, de uma sutura", explica a coordenadora do PA, Taís Fernanda Gregol Bassani.

Os óculos de realidade virtual imitam a visão humana e projetam para quem os utiliza um vídeo com áudio, que pode ser de qualquer cenário imaginável. A sensação para quem usa é realmente de estar em outro lugar, diferente do real.

No Hospital Jaraguá, o vídeo projetado é uma animação, onde a abelha Sabine explica para a criança tudo o que está acontecendo durante o procedimento.

 

"Ela vai contando o que acontece: Ah, agora espera um pouquinho, você vai sentir uma picadinha, é rapidinho, já vai passar. Então a abelhinha vai interagindo com a criança no momento do procedimento", descreve a coordenadora.

A ideia é aliviar a tensão da criança, que na maioria das vezes surge antes mesmo do procedimento.

De acordo com artigos pesquisados pela equipe do projeto, apenas tirando o foco do que está acontecendo, como deixar de olhar, já pode reduzir até 25% da dor.

"Pensamos em muitas ideias para humanização e optamos por usar a tecnologia em favor das crianças", conta Taís.

 

Momento de descontração

 

Os óculos de realidade virtual foram adquiridos pelo hospital a partir de recursos gerenciados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Jaraguá do Sul, por meio da inscrição e aprovação de projeto.

 

Foram investidos cerca de R$ 29 mil na compra dos cinco equipamentos, mais dois celulares e o desenvolvimento do vídeo.

"O projeto foi feito como a gente quis, escolhemos o personagem da abelha, a gente escolheu a punção venosa que é onde a criança mais chora. Cronometramos todo o tempo, então a abelinha vai dizendo para a criança as etapas na hora que acontecem", diz Taís.

"A abelhinha deixa a criança mais segura e fala para ela que ela vai passar por aquilo mesmo, que a nossa ideia não é mentir, porque a criança precisa passar por isso. A ideia é que o momento aconteça de forma mais carinhosa, que tire um pouco esse peso, angústia, de dor", ressalta.

 

HMJ na mídia
19 FEV 20

Hospital Jaraguá lança projeto via Fundo Municipal do Idoso

O Hospital e Maternidade Jaraguá realiza o lançamento do Projeto Fisioterapia na Saúde do Idoso na segunda-feira (24), às 10 horas, no Laboratório de Práticas Educativas e Digitais. Destinado a pacientes com idade a partir de 60 anos, o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso para receber R$ 1.611,87 do Fundo Municipal do Idoso. O valor foi investido na aquisição de materiais utilizados em sessões de fisioterapia, como bolas de massagem, disco de equilíbrio e halteres emborrachados, entre outros.

Conforme descrição encaminhada pelo Hospital e Maternidade Jaraguá ao CMDI, o projeto é direcionado ao atendimento fisioterapêutico de pacientes idosos e acontecerá diariamente no setor da Ala Schuster, que é composta por 20 leitos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS). Haverá três atendimentos por dia e as sessões de fisioterapia serão realizadas conforme a prescrição médica e o quadro clínico do paciente. Os materiais adquiridos com recursos do FMI permitirão à equipe de fisioterapeutas melhor intervenção junto aos pacientes.

HMJ na mídia
31 OUT 19

Para conscientizar sobre partos prematuros, Hospital Jaraguá promove caminhada

No próximo dia 9, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove a 2ª Caminhada do Prematuro. A ação chama a atenção para os cuidados no intuito de evitar a prematuridade, que atinge mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo, anualmente. No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos acontecem antes das 37 semanas de gestação, o dobro do índice de países europeus.

 

Os problemas causados pelo nascimento precoce incluem baixo peso e cuidados especiais na UTI, que aumentam em três vezes o risco de morte e sequelas futuras. A Caminhada do Prematuro ocorre a partir das 9h, com saída no hospital e chegada na Praça Ângelo Piazera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/2-caminhada-do-prematuro__693713 .

HMJ na mídia