O HMJ compreende que quanto mais avançada é a tecnologia inserida na empresa, maior será a necessidade em capacitar os profissionais que irão trabalhar com essa tecnologia.

O Centro de Estudos e Pesquisa é uma Unidade de Aprendizagem do Hospital e Maternidade Jaraguá que congrega profissionais de diferentes áreas da saúde com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disseminação de conhecimentos científicos, proporcionando aprendizado contínuo e a melhor qualificação profissional para todos os profissionais que atuam no HMJ, visando o atendimento hospitalar de excelência. 

Desde sua criação, em 2012, propicia a educação continuada e reciclagem dos profissionais da área da saúde, elevando o nível de capacitação e atendimento. Com o intuito de promover o despertar ao desenvolvimento pessoal e profissional, desenvolve estratégias que auxiliem o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de trabalhar em grupo assim como promove o aperfeiçoamento e aprimoramento nas principais técnicas diagnósticas, terapêuticas e assistenciais utilizadas pelos profissionais Médicos e Enfermeiros de nossa instituição.

O estímulo ao desenvolvimento ocorre através de diferentes abordagens, como palestras, organização das Jornadas Científicas do Hospital, reuniões científicas internas, elaboração de discussão  de casos clínicos, treinamentos e divulgação de novidades e informativos de saúde. Também pesquisa carências com necessidade de melhoria dentre os vários perfis de profissionais e auxilia no desenvolvimento e controle dos estágios curriculares.