Ações Sociais

O Programa HJ Social iniciou suas atividades em 2009 e procura estar cada vez mais presente e assíduo no Hospital Jaraguá.

Como principal objetivo, as ações sociais do Programa HJ Social oferecem ações nas áreas de assistência social e saúde, trabalhando na prevenção e na educação, de forma criativa e transformadora para a comunidade e para os funcionários.

As atividades realizadas são acompanhadas de forma técnica e responsável por meio de uma equipe multidisciplinar, considerando as características e as necessidades do público-alvo.

Conheça algumas delas:

Ação Comunitária

Cultivar um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta, protegendo e prevenindo doenças ocasionais.

É nessa busca pela vida saudável que desenvolvemos ações comunitárias e eventos de promoção e prevenção à saúde para toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região.

Além disso, buscamos promover a saúde preventiva com ações de recreação, exercícios regulares, controle de peso e qualidade nutricional.

Apoio Psicossocial

A equipe de Psicologia Clínica do Hospital Jaraguá realiza atendimentos psicológicos que auxiliam o paciente em seu processo de adoecimento visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.

Os profissionais também prestam assistência aos familiares e à equipe de saúde, com o objetivo de garantir o bem-estar de todos.

Assistência Espiritual

A Capelania Hospitalar realiza assistência religiosa e espiritual, com o objetivo de prestar solidariedade e oferecer conforto humano aos pacientes e seus familiares, sempre com respeito à individualidade e as crenças de cada pessoa.

Banco de Leite Humano

O principal objetivo do Banco de Leite Humano é garantir e assegurar o aleitamento materno exclusivo, como direito fundamental para o desenvolvimento das crianças.

As atividades desenvolvidas são voltadas ao apoio e a orientação às puérperas, priorizando sempre a amamentação.

Em 2015, recebemos mais uma vez, o Certificado Internacional na Categoria Ouro pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Brinquedoteca

Desde 2009, a Brinquedoteca Hospitalar desenvolve atividades pedagógicas em um espaço que oferece entretenimento e suporte no tratamento dos pacientes.

O trabalho, realizado pela equipe de pedagogia com suporte de uma equipe multidisciplinar, é voltado para atividades de caráter lúdico, que busca humanizar o ambiente hospitalar e os processos que envolvem o tratamento médico.

Dessa forma, proporcionamos um equilíbrio nas questões que abrangem situações de ansiedade e medo, tão pertinentes no momento de hospitalização.

Projeto Acolher

Com a permanência dos pais no Hospital para acompanhar o recém-nascido internado, percebe-se a ruptura com a vida fora do contexto hospitalar.

Nessa perspectiva, criou-se o Projeto Acolher, um projeto humanizado, baseado em práticas que favorecem o bem-estar dos pais no hospital.

O objetivo é oferecer uma assistência humanizada para uma boa construção de laços a esses pais, que, por vezes, assumem o ambiente hospitalar como uma moradia.

Oferecemos um espaço acolhedor com camas, armários, banheiro, poltrona e plantas, onde seja possível realizar um processo de escuta e acolhimento pelas equipes de Assistência Social e Psicologia, permitindo que os pais compartilhem seus sentimentos.

A equipe esclarece dúvidas e facilita o processo para deixá-los mais tranquilos, fortalecendo seus vínculos, permitindo a integração e a troca de experiências, e estimulando aspectos da socialização.

Projeto Criando Laços

As equipes de Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e os médicos atuantes na UCI e UTI Neonatal e UTI Pediátrica proporcionam, semanalmente, um momento de escuta, orientação e acolhimento aos pais de crianças internadas.

Com isso, envolve-se a família no processo de recuperação da criança, diminuindo problemas de comunicação e reduzindo o estresse decorrente da internação.

Voluntários da Saúde

Os Voluntários da Saúde se dedicam a diversas atividades, doando parte de seu tempo para a melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes e funcionários.

O principal objetivo do projeto é oferecer ações sociais, culturais e educativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Projeto Família Participante

Este projeto tem como intuito atender os familiares e/ou acompanhantes das crianças internadas na ala pediátrica.

A presença da família ou responsável junto às crianças hospitalizadas é um ponto fundamental, pois reduz as dificuldades decorrentes da internação e contribui para uma recuperação mais rápida.

A equipe de enfermagem conta com o auxílio da família para os cuidados com a criança, por exemplo: a troca de roupas, banho, alimentação e distração das crianças.

Projeto Com-Viver

Este projeto consiste no treinamento (da Psicóloga Clínica e Capelania) e suporte para a equipe de saúde.

Após a realização deste treinamento, se pedido por um membro da equipe, é realizado atendimento individual ou coletivo.

Dentre os assuntos, estão: relação dos acompanhantes e da equipe multidisciplinar, dificuldades dos acompanhantes na hospitalização dos pacientes, óbito e envolvimento psicológico e espiritual da equipe de profissionais da saúde (medos, angústias e ansiedades).

Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)

O Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) busca o aprimoramento da questão ambiental no Hospital e consiste em ações que reduzam os impactos causados pela geração de resíduos no meio ambiente.

Cadastre em nossa newsletter e receba nossas novidades

    ";